SEJAM BEM VINDOS!!!!!

A paz do Senhor.... É nossa oração que você seja muito edificado e restaurado com os estudos que estão postados aqui. Leia com atenção e seja ricamente abençoado (a) e fique a vontade para abençoar outras vidas com eles.

Que a graça e a misericórdia de Cristo Jesus esteja sobre sua vida.

domingo, 25 de abril de 2010

A BATALHA ESPIRITUAL E A ARMADURA DE DEUS

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, PARA PODERDES PERMANECER FIRMES CONTRA AS CILADAS DO DIABO; POIS NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE QUE TEMOS QUE LUTAR, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU E, HAVENDO FEITO TUDO, PERMANECER FIRMES. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida à couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz. Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

(Efésios 6:11-17)


A armadura de Deus é a primeira das armas espirituais que precisamos saber usar para poder batalhar contra o diabo e seus demônios. Sem dúvida ela uma arma poderosíssima, mas seu uso correto depende de termos uma sólida base bíblica. TAL BASE NÃO CONSISTE EM SOMENTE ESTUDAR E CONHECER A PALAVRA, MAS PRINCIPALMENTE EM VIVER A VIDA CRISTÃ EM SUA RETIDÃO, FAZENDO CRISTO VIVER EM NÓS A CADA MOMENTO. A armadura de Deus é a própria vida de Deus ajustada em nós, visto que cada peça da armadura nos remete a pessoa de Cristo. Ele é a nossa verdade, a plena justiça, o evangelho é a sua vida, a nossa salvação e seu nome nossa espada. Quando falamos em revestir-se da armadura falamos de escolhas diárias que nos tornam a imagem e semelhança de Jesus.


“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tg 1:22-25)


São três os objetivos de nos revestir com a armadura de Deus:

1) Permanecermos firmes contra as astutas ciladas do diabo;

2) Resistir no dia mau e permanecermos firmes;

3) Batalhar e vencer o diabo e suas hostes espirituais, destruindo sua abra na terra


Ana Méndez Ferrel nos diz claramente, em seu livro "Guerra de Alto Nível", que temos que andar em retidão com Deus em primeiro lugar, para que possamos vestir adequadamente a armadura Dele. Como podemos, por exemplo, vestir o cinturão da verdade, se estivermos escondendo um pecado? Equivale ao mesmo que mentir, o que se opõe à finalidade do cinturão da verdade. Por isto, é preciso que primeiro confessemos nossos pecados, para que o Senhor possa nos perdoar na Sua fidelidade (1 João 1:9): "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." Lembrem-se de que a luz não pode conviver com as trevas.

Percebam que, se nos propusermos a batalhar espiritualmente, a primeira regra é antes fecharmos cada brecha pela qual o diabo e seus demônios possam legalmente nos atacar, e para tal coisa devemos sempre nos ater ao conjunto completo da Bíblia. É interessante o quão necessário é analisar o capítulo anterior de efésios 6 e sua temática, porque a real base de toda batalha espiritual está não simplesmente na armadura, mas sim em atitudes, conselhos e exortações em varias situações do nosso dia-a-dia que recebemos no capítulo 5.

Lá vemos Paulo falando e exortando a igreja primeiramente a ser IMITADORES DE DEUS E ANDAR EM AMOR (Ef 5:1). Logo depois ele faz um paralelo entre LUZ E TREVAS EXORTANDO O POVO PARA QUE NENHUMA SORTE DE IMPUREZA OU COBIÇA, SEQUER, SEJA NOMEADA ENTRE NÓS. (Ef 5:3). Inspirado pelo Espírito ele nos dá uma ordem: “Desperta ò tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef 5:14). E também ele nos aconselha a SERMOS PRUDENTES NO ANDAR, REMINDO O TEMPO, PORQUE OS DIAS SÃO MÃOS (Ef 15:16).

Finalmente Paulo entra no campo familiar no lar cristão e estabelece princípios e deveres para todos que compõe esse conjunto. Ele coloca o MARIDO COMO CABEÇA, ORDENA OS MESMOS A AMAREM SUAS ESPOSAS E A SE ENTREGAREM POR ELAS, assim também AS ESPOSAS COMO DEVEDORAS DE RESPEITO E SUBMISSÃO AOS MARIDOS. Para os filhos ele DECLARA OBEDIÊNCIA E HONRA PARA QUE SE PROLONGUEM SEUS DIAS. E aos servos OBEDIÊNCIA EM TEMOR E TREMOR, COM SINCERIDADE COMO SE FOSSE AO SENHOR. E finalmente aos senhores ele exorta aos mesmos DEIXAREM AS AMEAÇAS, SABENDO QUE HÁ UM SENHOR SOBRE ELES. (Ef cap. 5 e cap. 6).


Prestem atenção nisto: o simples fato de profetizarmos a armadura de Deus sobre nós a cada manhã não nos fará protegidos se tivermos algum pecado ainda não confessado ou mesmo falhas em algumas dessas áreas apresentadas por Paulo. O pecado não confessado ainda nos liga às trevas e abre brechas para ataques inimigos.


A armadura de Deus é luz exatamente porque vem de Deus. E por sua vez não combina com nada que esteja em trevas. É o que Deus nos diz em 1João 1:5: "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas."


A seguir, descreveremos um pouco sobre cada parte que compõe a armadura de Deus:


O CINTURÃO DA VERDADE

"Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade..." Efésios 6:14

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 3:32


O cinturão da verdade é uma arma de defesa. A verdade é Jesus Cristo (João 10:10). E é a verdade que nos justifica e nos defende perante as acusações do inimigo. Está em Dt 32:4: "Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é."

O próprio Senhor Jesus em seu corpo já glorificado, na visão de João em Ap 1:12, está vestindo o cinto de ouro, que é o cinturão da verdade: "E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro."

Para que possamos estar cingidos desse cinturão nossa vida precisa estar pautada na verdade, pois é ela que nos liberta do julgo de satanás. Com um cinturão bem ajustado em nosso corpo, podemos nos defender de todo e qualquer nível de mentiras que são lançados contra nossas vidas. Para percebemos se tal arma, assim como as outras, está firme em nós basta olhar em nossa volta. Se somos atacados constantemente por mentiras e falso testemunhos e se eles têm nos atingido isso significa que não estamos barrando as mentiras de Satanás sobre nossas vidas, e elas tem tido poder de nos influenciar e influenciar outros sobre nós.

Outro aspecto do cinturão é que ele também está ligado com as áreas sexuais de cada um, devido a sua posição do corpo (lombo, ventre). Geralmente pessoas que tem problemas nessa área tiveram como inicio a prática da mentira que ao longo do tempo se desenvolveu para a prática da lascívia até outros níveis mais altos como fornicação, adultério, viciados e pervertidos sexuais.

O cinturão também fala de frutos quando esta peça é destruída é destruída toda a parte criativa do ser humano, tanto a de geração de filhos carnais e espirituais, quanto a de geração de sonhos. Por isso satanás tem se especializado em trocar sonhos por ilusões e ilusões são estéreis naum possuem semente. A verdade é a semente.

"A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins". Is 11:5

"Por isso não mintam mais. Cada um fale a verdade com o seu irmão, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo". Ef 4:25


A COURAÇA DA JUSTIÇA

"... e vestida à couraça da justiça..." Efésios 6:14


A couraça da justiça, analogamente ao cinturão da verdade, é o revestimento da justiça de Deus em nós, como defesa em meio aos ataques e acusações do inimigo. A própria visão de Jesus dada pelo Espírito Santo a Isaías, revela o Senhor vestido com esta couraça, em Is 59:17: "vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto."

Esta mesma couraça é composta também pela fé e pelo amor, conforme a palavra nos diz em 1 Ts 5:8: "...mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação."

Quando falamos da justiça de Deus, logo temos que nos remeter em Jesus Cristo e no que ele veio fazer, Ele mesmo disse que não veio julgar o mundo, mas sim veio trazer perdão. “João 12:47) - E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo”

Para que possamos ter a couraça bem firme no nosso peito à base de tudo é o PERDÃO E A PRÁTICA DA JUSTIÇA. Cada vez que não liberamos perdão para alguém ou deixamos de ser justo em determinada coisa, estamos abrindo brechas, onde o diabo poderá penetrar a atingir toda região que a couraça deveria proteger isso significa que ele poderá atacar suas emoções, sentimentos (coração) e sua percepção de caminho e direção e também colocar doenças do tipo pulmonares, de rins, fígado, estômago e etc.


Sua couraça no seu peito estará firmada na mesma medida que você tem perdoado e praticado a justiça!


“Mas aquele que aborrece seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos” 1Jo 2:11


"Farás também o peitoral do juízo de obras e usará para descobrir a vontade de Deusl...”. Ex. 28:15


"Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer". Pv. 2:7-9


O CALÇADO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ

"E calçados os pés na preparação do evangelho da paz..." Efésios 6:15


Os apóstolos que andavam com Jesus, calçavam os pés para saírem a campo a fim de pregar o evangelho. E assim iam pregando a verdade, e as cadeias inimigas eram quebradas em cada local por onde o evangelho da verdade passava. Está em Marcos 6:7-9: "Chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos; e ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão somente um bordão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto; mas que calçassem alparcas, e que não vestissem duas túnicas."

É exatamente assim que Jesus também nos instrui a fazer: calçar os pés e sair a campo pregando o evangelho, para destruir as fortalezas inimigas. Deus se regozija em nós quando assim fazemos, conforme Isaías 52:7: "Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!”.

Diante de tal colocação, não podemos deixar de falar sobre uma associação intrínseca entre as sapatilhas, o evangelho e a paz. Quando nos remetemos aos pés estamos falando de caminhos e marcações que foram e que ainda serão percorridos e feitos por nós. Paulo nos dá um importante conselho nesse versículo dizendo que seja o que for que fizéssemos, ou por onde andássemos deveríamos ter somente uma base: o evangelho de Cristo. E a única marcação que deveria ser feita era a de Ef 5:1 onde imitando e expressando Deus deixaríamos seu perfume e glória pelo caminho.

Outra associação é a paz, muitas pessoas vivem em pé de guerra, atribuladas e sem paz, porque decidiram viver sem essa base que é o evangelho. Ter uma vida de paz está intimamente ligado à pregação e a vivência pautada no evangelho, onde Cristo seja O cabeça de toda e qualquer ação.

Os pés também falam sobre caminho, o Senhor requer de nós andarmos segundo o evangelho de Jesus : a palavra evangelho remete aos 4 primeiros livros do novo testamento que narram a história de vida de Jesus, portanto calçar-se do evangelho é andar segundo os passos de Jesus é viver a vida de Jesus .

Quando Jesus foi enfrentar a cruz no período da páscoa Ele fez questão de lavar os pés dos discípulos. O que significa isto? Cristo estava dizendo que protegidos no evangelho não nos misturamos com o mundo naum importa o que vier estaremos capacitados a seguir nosso caminho.


O ESCUDO DA FÉ

"Tomando, SOBRETUDO, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." Efésios 6:16


As setas, ou dardos inflamados do maligno, são lançados contra nós o tempo todo. O escudo da fé é a única arma capaz de desviar estas setas. Sem a fé, não podemos nos defender dos ataques do inimigo.

Fé bíblica é sinônimo de certeza de vitória, em Jesus Cristo, diante das aflições: “Essas coisas vós tenho dito para tenhais paz em mim.No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33) . E a fé somente é adquirida da seguinte maneira: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10:17)

Sem estar em contato permanente com a Palavra de Deus, é impossível usar esta arma tão poderosa. Lembrem-se da definição de fé, em Hebreus 11:1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."

Dra. Rebecca Brown conta que certa vez, um demônio se manifestou fisicamente para tentar matar um jovem que havia recém-saído do satanismo e se convertido ao Senhor Jesus. O jovem dormia no banco de trás de seu furgão. Subitamente, o demônio apareceu e atirou o jovem de dentro do furgão violentamente.

O jovem, para se defender, pegou o travesseiro que estava por perto e disse ao demônio: "Este é meu escudo da fé!". O demônio chegou a rir e debochar do jovem, porém, não conseguiu passar com suas garras para além do travesseiro, que ficou dilacerado. O jovem nada sofreu e o demônio foi embora depois de desistir. A fé do jovem o salvou do ataque. Este foi o verdadeiro escudo que anulou a seta demoníaca.

Dra. Neuza Itioka nos mostra claramente que o Salmo 91 é um salmo de batalha espiritual. O versículo 5 diz: "Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia..."

Davi tinha plena convicção de que os ataques do inimigo não lhe derrotaria, porque ele sabia usar o escudo da fé. A sua fé em Deus lhe fazia forte, com plena disposição de batalha.


Para melhor explicar a fé temos que abordar-la em dois sentidos: a fé como DOM e a outra como um dos FRUTO DO ESPIRITO. A fé como dom fala sobre pessoas que tem fé acrescida como um dom espiritual (1Co 12:9). Esse tipo de fé é aquela fé visível que todos podem ver e acompanhar na vida de alguém, mas não é essa fé que se fala no livro de efésios como arma de guerra contra os dardos inflamáveis do maligno. A fé que tal passagem se refere é a fé como fruto do espírito em nossas vidas, é a fé que vai interferir no nosso caráter para transformá-lo.

O escudo juntamente com a espada são as únicas peças que podem alterar de tamanho, sendo pequenas ou grandes de acordo com a medida de conhecimento e caráter que você apresente no mundo espiritual.


O CAPACETE DA SALVAÇÃO

"Tomai também o capacete da salvação...” Efésios 6:17


Ao vestirmos este capacete, estamos assumindo a nossa salvação em Jesus Cristo, ou seja, estamos convictos e obviamente sem dúvidas a respeito de que já somos salvos.

O Espírito Santo de Deus, durante sua revelação ao profeta Isaías quanto à primeira vinda de Cristo (cerca de 700 a.C.), revelou também que Cristo usava exatamente o capacete da salvação. Está em Isaías 59:17: "vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação..”. Ou seja, É Jesus Cristo quem traz a salvação ao mundo.

No momento de se batalhar espiritualmente, é extremamente importante que estejamos convictos de nossa salvação, caso contrário, estaremos negando o nome de Jesus Cristo e o inimigo vencerá a batalha.

A Bíblia nos dá a seguinte receita pra uma vida feliz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Fp 4:8)

Como o nome já remete o capacete é a arma que vai protege a cabeça (mente e vontade) e 4 dos 5 sentidos humanos (paladar, olfato, visão e audição) que são as janelas da alma “(Joel 2:9) - Irão pela cidade, correrão pelos muros, subirão às casas, entrarão pelas janelas como o ladrão”. tanto pra bençãos ou maldições e que nos faz ter contato com o mundo exterior. Nossa salvação nos é dada quando confessamos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas (Rm 10:9), mas o diabo a todo momento tem a finalidade de arrancar isso de nós e nos afastar de Cristo.

Satanás na sua astúcia e sutileza sabe o que, e como fazer para arrancar esse capacete da nossa cabeça dia a pós dia nos desviando da vontade do Senhor por 5 princípios:


1) Renovação da mente (Rm 12:2): O diabo usa de todos os artifícios para impedir que a mente humana seja renovada através da Palavra colocando sono, cansaço e distrações durante os cultos ou durante os devocionais. Ele pode até interferir quando em reuniões ou qualquer tipo de ajuntamento de cristão coloca-se outras prioridades fazendo com que a Palavra não seja ministrada. (OBS: Mais a diante vamos falar com mais detalhes sobre a mente, vontade e emoção)


2) Paladar (1Jo 5:7; 2Co 2:17;): Esse sentido fala primeiramente de alimento. O próprio Jesus de denomina a todo o momento como “Pão vivo”. “... Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome...” (Jo 6:36). Satanás a cada dia que passa tem trabalho para o empobrecimento do evangelho de Cristo, levando as pessoas a distorções e heresias, retirando assim as bases e fundamentos cristãos. Em contrate tem oferecido alimento podre e estragado retirando o Pão Vivo para dar alimento que segundo o homem pode até parecer de primeira, mas é doce a boca e amargo no estômago não trazendo nenhum nível de sustento para o corpo.

Outro aspecto importante concernente à boca é a palavra. Em provérbios lemos que é dela que procede vida ou morte, benção ou maldição. Tiago gasta um capitulo inteiro do seu livro para nos exortar a cuidarmos de tão pequeno órgão, mas que pode chicotear todo o corpo. Satanás como um conhecer excepcional da Bíblia sabe o poder da boca e tem trabalhado para contaminar a palavra do crente a todo o momento.


3) Olfato (Am 4:10; 5:21; Ez 6:13; 20:41; Is 13:24): Esse é um sentido que está intimamente ligado ao paladar. Para sabermos se o alimento está bom para o consumo ou se está estragado a primeira coisa que fazemos é cheirá-lo.

Em 2Co 2:14-16 lemos: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. PORQUE PARA DEUS SOMOS O BOM CHEIRO DE CRISTO, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.” Percebam como ter um bom cheiro determinará nossa salvação, mas não é exalar qualquer cheiro, mas sim o perfume suave de Cristo.


4) Visão: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” (Mt 6:22-23).

A visão é colocada como o sentido de vai deliberar sobre a LUZ e as possíveis TREVAS em nós. Ela é principal porta de entrada que satanás utiliza par aprender o Homem. Nos dias de hoje, vemos quanta poluição visual como nudez e pornografia e as principais formas de mensagem subliminar são feitas através de propagandas televisivas. Na visão de João podemos ver que Cristo foi a expressão máxima de Luz que deve haver nos nossos olhos: “E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, E OS SEUS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO”. (Ap 1:14)


5) Audição: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3:20). “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1:19). De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17)


A ESPADA DO ESPÍRITO SANTO

"... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." Efésios 6:17


A espada do Espírito Santo é a própria Palavra de Deus. Portanto, é uma arma de ataque fundamental. Voltando ao cenário da tentação de Jesus pelo diabo no deserto: Jesus usou da Palavra para paralisar os intentos malignos. Em Hebreus 4:12, Deus nos descreve a eficácia de sua Palavra: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

O nosso conhecimento na Palavra é o pré-requisito necessário para sabermos usar esta arma. Uma das maiores brechas que legaliza ataques demoníacos aos cristãos, é a falta de conhecimento na Palavra de Deus. O próprio Senhor Deus lamentou este fato em Oséias 4:6: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento..."

O Senhor Jesus, em sua segunda vinda, derrotará o diabo, o anticristo e o falso profeta através da Palavra (que é Ele próprio). Está em Apocalipse 19:15: "E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é bem-vindo, tenha apenas discernimento de Espirito e se mantenha na posição de um cristão remido pelo Sangue de Jesus. Obrigado!