SEJAM BEM VINDOS!!!!!

A paz do Senhor.... É nossa oração que você seja muito edificado e restaurado com os estudos que estão postados aqui. Leia com atenção e seja ricamente abençoado (a) e fique a vontade para abençoar outras vidas com eles.

Que a graça e a misericórdia de Cristo Jesus esteja sobre sua vida.

domingo, 25 de abril de 2010

MINISTÉRIO DE ENSINO/MESTRE

O mestre é o indivíduo que ensina; professor. (Sl 119.99; Mt 10.24). Jesus a plenitude de todos os ministérios também recebeu esse titulo, mas mais que isso, Ele tinha algo que é o marco do oficio de mestre, Ele tinha autoridade ao ensinar (Mc 12.14).
Assim como já escrito sobre os pastores, temos o padrão de mestre bem relatado nas escrituras, na pessoa de JESUS CRISTO. Desta forma precisamos estar entendendo que: todo aquele que tem este ministério, de mestre, precisa estar aprendendo de Cristo e ser usado/guiado pelo Espírito Santo para ensinar tal como JESUS.
É preciso verificar que não basta ter a qualidade de ser um bom “ensinador” e sim ter um chamado ministerial para exercer na igreja. Pois uma pessoa que se auto-intitula mestre, ou por mérito ou julgamento próprio, pode trazer grande desvio a NOIVA.
As escrituras já nos alertam em 2Pedro 2:1 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
Precisamos estar atentos, pois para chegar ao ponto de trazer o ensino “de renegarem o Soberano Senhor” é um caminho que é trilhado de um pequeno desvio no começo, mas que lá na frente chega a este ponto de renegar o Senhor. O mestre recebe revelações do alto e muitas vezes a igreja não tem conseguido enxergar. Porém, não pode ser um ministério independente (à parte da igreja e dos outros 4 ministérios levantados pelo Senhor).
No corpo de Cristo é assim: tudo se completa na unidade e para evitar “heresias destruidoras”. Precisa haver diálogo, precisa haver unidade e não isolamento, pois se não, a habilidade e unção de mestre pode trazer destruição.
Que possamos ouvir e ser ensinados por aqueles que têm esta unção e que haja humildade aos apóstolos, profetas, evangelistas e pastores em estar reconhecendo estes

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MINISTÉRIO DE ENSINO

“E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus. Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.”
(At 18:24-27)

1) O mestre é alguém Eloqüente. A palavra eloqüente que aparece no verso 24 vem do original “logios” e no grego significa: “instruído, fluente, um homem de letras, culto, hábil no discurso”. Esta palavra se deriva de outra que é logos (idéia, pensamento, raciocínio ou discurso.) Trás a idéia de alguém que pensou muito, por isso tem muito a dizer ou alguém que fala muito bem a respeito de algo.

2) Poderoso nas escrituras. A unção se manifesta na vida do mestre quando Ele fala a palavra, ele gosta de pensar, meditar muito na palavra. O mestre é alguém que de forma sobrenatural leva o povo de Deus á profundidade dentro da palavra, e de pequenos versículos ele extrai grandes verdades. Ele é detalhista no ensina da palavra.

3) Instruído no caminho do Senhor: A palavra instruído que aparece no verso 25, vem do original “kataecheo” e significa: “Anunciar, ensinar pelas palavras da boca, ecoar de dentro fascinar”. O mestre tem uma unção sobrenatural para aprender mais da palavra. A palavra queima de dentro do coração do mestre.

4) Fervoroso de espírito e entusiasmado na palavra: Se não há unção na palavra pregada, não é o mestre que pregou.

5) Fala e ensina com Exatidão: Para haver ensino é preciso haver entendimento. O ensino é uma via de mão dupla, diferente da pregação (via de mão única). O mestre sempre traz a Palavra no nível das pessoas, ele se adapta aos seus ouvintes, pois só há ensino se os ouvintes tiverem aprendendo. O mestre tem a unção de fazer com que a palavra bate forte dentro dos corações de seus ouvintes.

6) É alguém zeloso na palavra: O mestre zela muito pela pureza de seu ensino. É o mesmo que garantir que tudo que se ensina está registrado na palavra.

7) Não sabe tudo: No verso 25, fala que Apolo ensinava embora conhecesse apenas até o batismo de João, e depois foi instruído com mais exatidão por Priscila e Áquila. O mestre é sempre alguém “ensinável” e disposto a aprender, pois a maior tentação do mestre é achar que sabe tudo. O conhecimento não pode produzir soberba ele deve produzir humildade.

8) Tendência de ministério itinerante quando seu don é único: (Atos 18:27). Quando o mestre não possui nenhum outro don, como o de pastor ou profeta, por exemplo, na maioria das vezes seu ministério é itinerante, não atuando em um único lugar fixo por muito tempo.

9) É um forte opositor e combatente de heresias e enganos do diabo: O mestre não suporta, não agüenta ver heresias e enganos do diabo ser ensinado livremente dentro da igreja, este fato incomoda muito quem tem este chamado. O mestre pelo poder do Espírito Santo, refuta por meio da palavra todos os enganos e heresias ensinados á igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é bem-vindo, tenha apenas discernimento de Espirito e se mantenha na posição de um cristão remido pelo Sangue de Jesus. Obrigado!