1) Os 12 apóstolos que estiveram com Jesus;
2) Os apóstolos primitivos e fundadores da Igreja como Paulo e Barnabé;
3) O ministério apostólico de caráter permanente que Cristo segue dando a igreja até que se complete a edificação de seu corpo.
A palavra apóstolo como substantivo é derivada de uma palavra grega que significa "enviado". O uso mais antigo do termo tem dois sentidos: "uma comissão expressa", e "enviado para além mar".
O Dicionário do Novo Testamento Kittel indica que apostello (apostelo), na forma verbal, significa "enviar" com ênfase a quem enviou, envolvendo a idéia de que a pessoa recebe uma autorização, como no caso de mensageiros oficiais e mestres divinamente enviados.
Analisando com cuidado o Novo Testamento, verificamos que temos, no mínimo, 22 apóstolos, entre eles Matias, que substituiu Judas; Paulo e Barnabé, que são chamados de apóstolos por Lucas (At 14:4-14); Epafrodito (Fp 2:25); Silvano [Silas] e Timóteo (1Ts 1:1 e 2:7); Tiago, o irmão de Jesus (Gl 1:19) (no capítulo 2:9 ele é considerado a coluna da igreja juntamente com Pedro e João); Andrônico e Júnias (Rm 16: 7).
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO
A função de um apóstolo é fundar igrejas e evangelizar novas regiões. É um ministério que Deus levanta para trabalhar nas bases da vida da Igreja. Quando a igreja já está estabelecida ele tem a função de restaurar princípios e manter a Igreja na base correta, dando-lhe a verdadeira fundamentação. Um apóstolo deve ter visão sobre o que Deus fará para expandir a Sua obra.
Na estrutura da igreja verdadeira o apostolo é a autoridade principal. Contudo tal função deve ser desenvolvida junto com os profetas, pois é assim que a igreja é edificada. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”. (Ef 2:20)
As características de um apóstolo incluem:
1) Opera sinais e prodígios embasando sua fé em Deus para crer Nele diante de circunstâncias difíceis. Eles são capazes de ministrar dons, ministérios e funções. A unção do apóstolo, assim como do evangelista, deve trazer sinais e maravilhas, necessários para trazer impacto aos povos. (2Co 12:12)
2) Tem criatividade e a flexibilidade para empregar métodos novos e muitas vezes pouco comuns a fim de alcançar as pessoas e iniciar igrejas. (1Co 9:2)
3) Possui habilidade administrativa para liderar e organizar uma igreja. Ele é conhecido como “pai espiritual” para aqueles a quem estabelece na fé. Afirmam a auto-estima, a identidade e a segurança pessoal dos filhos ministeriais. Trazem a paternidade de Deus à igreja (1Co 4:15).
4) O apostolo entende que seu oficio não lhe dá autoridade para dizer ao povo e às igrejas o que fazer em todas as questões da vida. Ele não as comanda de forma ditatorial, mas sim com amor e doçura como pai que acaricia o próprio filho. Eles conhecem a graça de Deus e são compassivos. (1Ts 2: 6-12).
5) Trazem cobertura para todos os ministros e membros da igreja. A unção apostólica confirma, estabelece e fortalece todo o corpo de Cristo. Sua unção abençoa os ministros de Deus e as igrejas do Senhor.
6) Possui uma grande habilidade evangelística para levar o perdido pessoalmente ao conhecimento de Cristo, para equipá-lo e para inspirar novos crentes a testemunhar de Jesus. Eles estabelecem fronteiras, definem com sua unção e visão até onde penetrará a igreja em seu alcance e evangelização.
7) Ele é acima de tudo um pregador ou um mestre da Palavra (1Tm 2:7; 2Tm 1:11). Para permanecer neste oficio, a pessoa deve ter constantes experiências pessoais com o Senhor, algo profundo e real, algo além do ordinário e não somente herdar algo de segunda mão ou por tradição. Em 1Co 9:1 Paulo declara que Viu a Jesus identificando, assim uma profunda experiência com Cristo antes do seu apostolado.
8) O apóstolo em sua plena unção trás revelação à igreja, são reformadores e trazem a reforma apostólica do novo milênio, liberam sobre a igreja audácia, fé e visão. Eles também são reparadores de brechas. Sua unção tapará os buracos que existem no corpo de Cristo, através dos quais Satanás, com direito legal, tem provocado grande dano.
9) Como verdadeiros juizes de Deus, são levantados para trazer e estabelecer 'sentenças' e 'veredictos' do Todo-Poderoso sobre Satanás e suas hostes. Eles trazem libertação espiritual ao povo de Deus.
10) O apóstolo é um pioneiro espiritual. Ele dá visão à igreja; é um ministério motivador e um precursor espiritual. Com a sua unção é capaz de penetrar novas áreas e regiões e abrir o caminho para que outros dêem continuidade para seu trabalho.
11) A eles lhes cabe arquitetar, estruturar e formar a igreja e, se uma reforma do Espírito chegar, cabe-lhes, então, reorganizar e reestruturar a igreja.
12) Os apóstolos levam o povo de Deus à guerra; conhecem estratégias e armas de guerra espiritual, principalmente o Espírito Santo e a Palavra. São eles que vão ministrar sobre a igreja a plenitude do Espírito Santo, a oração e o ministério da Palavra, além de com paciência e resistência, levarem a igreja à obediência ao Senhor.
13) O apostolado pode manifestar de forma geral e de acordo com a necessidade do momento todos os outros ministérios. A conseqüência peculiar é a capacidade de estabelecer igrejas.
14) Por exemplo, Paulo: Ele fazia o trabalho de um evangelista levando pessoas a serem salvas, o trabalho de mestre ensinando e firmando a pessoa na fé e, por um certo período de tempo, ele os pastoreava até que outros lideres fossem levantados, mas seu principal objetivo e no qual ele se esforçava era pregar o Evangelho onde Cristo ainda não tinha sido anunciado (Rm 15:20)
As principais dificuldades dos apóstolos é que eles constantemente são perseguidos e rejeitados até mesmo dentro das igrejas. A Babilônia, que representa o falso sistema religioso dos homens, odeia os apóstolos e os persegue até a morte.
A principal arma que o diabo usa é uma atmosfera de desordem e confusão na igreja (inveja, ciúmes, brigas) impedindo, assim, que sejam realizados os propósitos do ministério apostólico que é ordenar, corrigir, disciplinar, e estabelecer o respeito e a autoridade espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário é bem-vindo, tenha apenas discernimento de Espirito e se mantenha na posição de um cristão remido pelo Sangue de Jesus. Obrigado!